O que é Otorrinolaringologia, Medicina do Sono e Cirurgia Craniomaxilofacial?
O otorrinolaringologista é o médico especialista em cuidar da saúde dos ouvidos, nariz e garganta. Atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças que afetam essas áreas.
Sua importância:
-
Respiração nasal: O otorrinolaringologista valoriza a respiração nasal e garante o bom funcionamento dessa função essencial para a sua saúde geral.
-
Funções vitais: Ele cuida de funções primordiais para o seu bem-estar, como audição, equilíbrio, olfato, paladar, deglutição e fonação.
-
Doenças prevalentes: Trata de doenças como rinite, sinusite, otite, amigdalite, laringite, cerume, entre outras, que afetam pessoas de todas as idades.


A Medicina do Sono é uma área de atuação complementar que pode ser exercida pelas especialidades médicas: Pediatria, Psiquiatria, Pneumologia, Clínica Médica e Otorrinolaringologia. Cada especialidade com seu enfoque e todos com o objetivo de melhorar a qualidade do sono, diagnosticar e tratar distúrbios como apneia do sono, ronco e insônia.
A Cirurgia Craniomaxilofacial é uma subespecialidade que pode ser exercida pelas especialidades médicas: Cirurgia Plástica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia. Atua no tratamento global de doenças do crânio e da face, como por exemplo fissuras labiais e palatinas, malformações craniofaciais de complexas a comuns como retrognatia (mandíbula retroposicionada), prognatia (mandíbula projetada), fraturas de face, entre outros.